2024-10-30

Como não ser um imbecil? Mafalda Anjos explica em «Carta a um Jovem Decente»

O livro que os jovens precisam de ler, mas que os pais ou avós não se aventuraram a escrever.

Partilhar:

A Contraponto publica, a 7 de novembro, Carta a um Jovem Decente, da autoria da jornalista Mafalda Anjos. Este é um livro que os jovens precisam de ler, mas que os pais ou os avós não se aventuraram a escrever.

 

Em Carta a um Jovem Decente, a autora contribui para a (re)construção da ideia de decência. O livro parte desta premissa e amplia-a, respondendo a questões como: Como nos relacionarmos com os outros? Como aproveitar bem a vida e lidar com as adversidades? Como navegar no digital sem ser enredado? Quais os conceitos políticos elementares para pensar pela própria cabeça? Quais as máximas de uma pessoa decente?

 

A obra conta com um prefácio de 20 personalidades bem conhecidas do público português, desde Marcelo Rebelo de Sousa a Luís Montenegro, passando por Nuno Markl e Joana Marques, até Sobrinho Simões ou Daniel Sampaio, Capicua ou Dino D'Santiago, que partilham o que gostariam de ter sabido aos 20 anos.

 

Sobre o livro, a autora refere que «a ideia não é dar lições de vida nem doutrinar: quis simplesmente partilhar experiências, perplexidades, falhanços e algumas, poucas, conclusões.»