2022-12-14

«Largos Anos Têm 14 600 Dias», a fotobiografia de Jorge Nuno Pinto da Costa, o dirigente desportivo com mais títulos do mundo.

Um livro indispensável para portistas. Nas livrarias a 16 de dezembro.

Partilhar:

Jorge Nuno de Lima Pinto da Costa nasceu no Porto a 28 de dezembro de 1937 e é presidente do FC Porto desde 23 de abril de 1982. Quando foi eleito para a posição que ocupa há 40 anos, ou 14 600 dias, já tinha duas décadas de experiência como dirigente do clube de que se tornou sócio aos 16 anos. É o presidente mais longevo e com mais sucesso na história do futebol. Chegou ao final de 2022 com 65 troféus conquistados, superando por larga margem os dois líderes históricos que o acompanham no pódio: Santiago Bernabéu, pelo Real Madrid, e Silvio Berlusconi, pelo AC Milan, que alcançaram 29 títulos cada um.

Apesar de a sua vida – sobretudo nos últimos 40 anos – ser documentada por uma quantidade incalculável de fotografias, nunca foi objeto de uma recolha sistemática de imagens que retratassem este percurso. O objetivo desta obra é colmatar essa lacuna e contribuir, através de uma perspetiva diferente, para um melhor conhecimento da história do presidente do FC Porto, que se confunde com a própria história do clube que conduziu aos mais altos patamares de afirmação nacional e internacional.

Largos Anos Têm 14 600 Dias está disponível nas livrarias a partir de dia 16 de dezembro e o seu lançamento acontecerá neste mesmo dia, pelas 18h00, no hall do Museu FC Porto, numa sessão aberta ao público em geral. Participarão na sessão D. Américo Aguiar, bispo auxiliar de Lisboa que assina o prefácio deste livro, e o historiador Joel Cleto, para além, claro, do presidente do Futebol Clube do Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa.

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade. Tomei conhecimento e não desejo visualizar esta informação novamente.

OK