2018-12-27

Ministra da Cultura apresenta coleção de Biografias de Grandes Figuras da Cultura Portuguesa Contemporânea

Um notável projeto editorial que irá permitir conhecer em profundidade personalidades extraordinárias dos séculos XX e XXI

Partilhar:
É no início do próximo ano que a Contraponto dá início à publicação de uma coleção de Biografias de Grandes Figuras da Cultura Portuguesa Contemporânea, que dará conhecimentos profundos aos leitores sobre personalidades extraordinárias dos séculos XX e XXI, como Amália Rodrigues, Agustina Bessa-Luís, José Cardoso Pires, Herberto Helder, Manoel de Oliveira e Natália Correia.

No dia 4 de janeiro (sexta-feira), pelas 11h00, na Biblioteca Nacional de Portugal, a coleção será apresentada à Comunicação Social, contando com a presença dos autores das primeiras seis biografias, do editor da Contraponto e da Ministra da Cultura, Graça Fonseca.

O aspeto que mais distingue este projeto é o facto de as biografias serem – tirando uma destas seis – da autoria de ficcionistas. O sociólogo João Pedro George, autor da bastante elogiada biografia de Luiz Pacheco, é a exceção entre romancistas de talento reconhecido.

A primeira das seis biografias será sobre Agustina Bessa-Luís (1922- ), estando à responsabilidade de Isabel Rio Novo o trabalho de biografar a escritora. «Procuramos retratos completos, rigorosos e muito bem escritos destas personalidades», explicou Rui Couceiro, editor da Contraponto, em entrevista recente à Lusa. Filipa Melo vai escrever a biografia da fadista Amália Rodrigues (1920-1999), Bruno Vieira Amaral a do escritor José Cardoso Pires (1925-1998), João Pedro George a do poeta Herberto Helder (1930-2015), Paulo José Miranda a do cineasta Manoel de Oliveira (1908-2015) e Filipa Martins a da poetisa Natália Correia (1923-1993).

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade. Tomei conhecimento e não desejo visualizar esta informação novamente.

OK