2020-03-06

Uma nova e rigorosa abordagem à «História do Sporting Clube de Portugal»

Da autoria de Luís Costa Dias e Paulo Barata, é a mais completa e rigorosa obra sobre a história do Sporting Clube de Portugal, sendo um produto oficial licenciado.

Partilhar:

Imprescindível para qualquer sportinguista, mas também para os interessados pela história do desporto em Portugal e até da cidade de Lisboa, este é um livro de futebol, e não só. Esta é a História de um clube que, desde os anos da sua criação, cultivou apaixonadamente o ecletismo. Da autoria de Luís Costa Dias e Paulo Barata, é a mais completa e rigorosa obra sobre a História do Sporting Clube de Portugal, com uma nova abordagem desde as origens até aos anos da presidência de José Alvalade. Como forma de encerrar o centenário da morte de José Alvalade, chega às livrarias a 13 de março, publicado pela Contraponto, do Grupo BertrandCírculo, e conta com o apoio do Sporting Clube de Portugal, sendo um produto oficial licenciado.

 

Um livro repleto de factos novos onde, com base em documentos – inéditos, pouco conhecidos ou reinterpretados –, pessoas e instituições são analisadas à luz de contextos sociais mais amplos.

 

Da abordagem inovadora feita pelos autores surgem novas perspetivas sobre os primeiros tempos do clube, aqui apresentados de forma dinâmica, numa viagem que leva o leitor até à época dos distintos sportsmen, das glamorosas festas desportivas, das atribulações dos primeiros torneios e competições.

 

Assente no indispensável rigor histórico e profusamente ilustrado com imagens e documentos da época, este livro exalta protagonistas desconhecidos, episódios relevantes, resultados memoráveis do período fundacional do Sporting Clube de Portugal. Das origens mais remotas até à morte prematura de José Alvalade, em 1918, dá-se a conhecer a era em que um grupo de amantes e praticantes de desporto ergueram um clube com princípios, valores e condições ímpares para a prática dos desportos.

 

Nos designados Anos Alvalade, o Sporting tornou-se no clube com as melhores instalações desportivas do país, sendo inclusive o primeiro clube português a reunir em recinto desportivo próprio e polivalente o conjunto de todas as suas atividades, e um expoente máximo da relação entre o exercício físico e o equilíbrio intelectual, moral e social dos indivíduos.

 

Um século depois da morte de José Alfredo Holtreman Roquette, o Sporting Clube de Portugal permanece fiel às suas origens, mantendo vivo o legado deixado pelo seu fundador. Indispensável para qualquer sportinguista, mas também para amantes da cultura e história do desporto em Portugal, esta é a história dos primórdios de um clube único.

 

Uma obra de grande rigor, da autoria de investigadores conceituados.

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade. Tomei conhecimento e não desejo visualizar esta informação novamente.

OK