Planisfério Pessoal
Passaram vinte anos desde que Gonçalo Cadilhe ofereceu aos leitores a primeira versão deste Planisfério Pessoal, um livro que permitiu a milhares de pessoas viajarem sem saírem do sítio, além de ter inspirado outras a porem-se a caminho, em busca das histórias que as páginas contavam.
Com tal revolução na literatura de viagens, o reconhecimento não tardou: houve sucessivas reimpressões do livro e Gonçalo Cadilhe, à época jornalista free-lancer de viagens, sagrou-se referência do género. Nunca mais deixaria de ser viajante profissional.
Em 2002, quando partiu para a odisseia que originou este Planisfério Pessoal, Gonçalo tinha uma ideia ousada: dar uma volta ao mundo sem recorrer a aviões, por conta própria, sozinho, de mochila às costas, com fundos limitados e sem o apoio logístico de nenhuma organização.
Na viagem, que durou 19 meses, «o sentido de improvisação, o poder do humor contra as adversidades, a fé na solidariedade humana e o assombro pelas maravilhas do mundo» foram uma constante. O resultado é literário, aventureiro e muitas vezes comovente.
Para comemorar os 20 anos do primeiro êxito do maior escritor-viajante português dos tempos modernos, a Contraponto preparou esta nova edição, revista e melhorada, para todos aqueles que gostam de viajar, dentro ou fora de um livro inspirador.