Voltemos à Escola
O caso de uma escola pública portuguesa conhecida e estudada em todo o mundo
Formatos disponíveis
SINOPSE
Há uma escola pública portuguesa - a Escola da Ponte - que ensina diferente há 40 anos e é conhecida e estudada em todo o mundo.
A educação do seu filho é a sua maior preocupação?
É professor e tem dúvidas em relação ao sistema de ensino tradicional?
Imagine uma escola em que:
- os alunos debatem e decidem tudo o que nela se passa;
- cada criança define o respetivo plano de aprendizagem;
- os professores trabalham em equipa dentro dos diferentes espaços.
Imagine agora que essa escola é pública e que:
- não se organiza por turmas ou anos escolares;
- não divide o tempo em aulas desta ou daquela disciplinas;
- não tem campainha para assinalar a entrada e a saída.
Imagine ainda que essa escola pública se situa em Portugal e que:
- já foi objeto de estudo de mais de 40 teses académicas de vários países;
- tem um modelo que é copiado internacionalmente;
- é visitada por centenas de especialistas estrangeiros todos os anos (622 em 2016).
Saiba, por fim, que essa escola existe e é conhecida como Escola da Ponte.
Como funciona? Quais as diferenças no método de ensino? Há estudos sobre os resultados? Quem são os professores? Como atuam no espaço de aula? Aliás, porque é que são espaços e não salas de aula? E porque é que são orientadores educativos em vez de professores? E os alunos fazem o que querem? E como resolvem os conflitos? E, já agora, aprende-se o quê na Escola da Ponte?
O romancista e ex-jornalista Paulo M. Morais protagonizou uma longa imersão na escola mais democrática do país e relata de forma magistral as certezas e as dúvidas em torno de uma escola única.
A educação do seu filho é a sua maior preocupação?
É professor e tem dúvidas em relação ao sistema de ensino tradicional?
Imagine uma escola em que:
- os alunos debatem e decidem tudo o que nela se passa;
- cada criança define o respetivo plano de aprendizagem;
- os professores trabalham em equipa dentro dos diferentes espaços.
Imagine agora que essa escola é pública e que:
- não se organiza por turmas ou anos escolares;
- não divide o tempo em aulas desta ou daquela disciplinas;
- não tem campainha para assinalar a entrada e a saída.
Imagine ainda que essa escola pública se situa em Portugal e que:
- já foi objeto de estudo de mais de 40 teses académicas de vários países;
- tem um modelo que é copiado internacionalmente;
- é visitada por centenas de especialistas estrangeiros todos os anos (622 em 2016).
Saiba, por fim, que essa escola existe e é conhecida como Escola da Ponte.
Como funciona? Quais as diferenças no método de ensino? Há estudos sobre os resultados? Quem são os professores? Como atuam no espaço de aula? Aliás, porque é que são espaços e não salas de aula? E porque é que são orientadores educativos em vez de professores? E os alunos fazem o que querem? E como resolvem os conflitos? E, já agora, aprende-se o quê na Escola da Ponte?
O romancista e ex-jornalista Paulo M. Morais protagonizou uma longa imersão na escola mais democrática do país e relata de forma magistral as certezas e as dúvidas em torno de uma escola única.
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CRÍTICAS DE IMPRENSA
«O contacto do autor com a Escola, a sua imersão neste universo educativo, dá-lhe a possibilidade de construir um texto de boa leitura, quase um romance sobre a Escola da Ponte.»
António Sampaio da Nóvoa
«Este é um livro singular que desvenda, de forma rigorosa, humana e original, uma escola, igualmente, singular como é a Escola da Ponte.»
Rui Trindade, Universidade do Porto
«Como transformar um modelo educativo baseado na exclusão numa Escola inclusiva em que todos os alunos possam encontrar vias de aprendizagem à sua medida. Como passar da repetição do saber feito à formulação de novas perguntas e à procura de novas respostas? Como fazer da Escola um espaço de cidadania democrática, crítica e participativa? Paulo M. Morais mostra-nos como a experiência da Escola da Ponte nos pode ajudar a reflectir sobre estas questões fundamentais da Escola do século XXI.»
Rui Vieira Nery
«Um livro que a academia deve conhecer e utilizar, porque transporta-nos para o imaginário e a utopia em torno da Escola da Ponte.»
José Augusto Pacheco, Universidade do Minho
«Este é o relato de quem sente e convida a sentir com os olhos a Escola da Ponte. Num discurso despretenciosamente cativante, criteriosamente circunstanciado, somos envolvidos na desaprendizagem necessária à compreensão do Projeto. Se quer descobrir o que faz da Ponte uma Escola com que sempre sonhámos sem imaginar que pudesse existir, o melhor conselho é este: se não pode lá ir, então leia este livro. Experimente!»
Plano Nacional de Leitura
António Sampaio da Nóvoa
«Este é um livro singular que desvenda, de forma rigorosa, humana e original, uma escola, igualmente, singular como é a Escola da Ponte.»
Rui Trindade, Universidade do Porto
«Como transformar um modelo educativo baseado na exclusão numa Escola inclusiva em que todos os alunos possam encontrar vias de aprendizagem à sua medida. Como passar da repetição do saber feito à formulação de novas perguntas e à procura de novas respostas? Como fazer da Escola um espaço de cidadania democrática, crítica e participativa? Paulo M. Morais mostra-nos como a experiência da Escola da Ponte nos pode ajudar a reflectir sobre estas questões fundamentais da Escola do século XXI.»
Rui Vieira Nery
«Um livro que a academia deve conhecer e utilizar, porque transporta-nos para o imaginário e a utopia em torno da Escola da Ponte.»
José Augusto Pacheco, Universidade do Minho
«Este é o relato de quem sente e convida a sentir com os olhos a Escola da Ponte. Num discurso despretenciosamente cativante, criteriosamente circunstanciado, somos envolvidos na desaprendizagem necessária à compreensão do Projeto. Se quer descobrir o que faz da Ponte uma Escola com que sempre sonhámos sem imaginar que pudesse existir, o melhor conselho é este: se não pode lá ir, então leia este livro. Experimente!»
Plano Nacional de Leitura
DETALHES DO PRODUTO
Voltemos à Escola
ISBN:
9789896661465
Edição/reimpressão:
05-2017
Editor:
Contraponto Editores
Código:
000007000083
Idioma:
Português
Dimensões:
149 x 233 x 18 mm
Encadernação:
Capa mole
Páginas:
224
Tipo de Produto:
Livro
Classificação Temática:
Livros > Livros em Português > Ensino e Educação > Pais e Educadores > Livros > Livros em Português > Ensino e Educação > Políticas Educacionais e Administração Escolar > Livros > Livros em Português > Plano Nacional de Leitura > 15-18 anos > Cultura e Sociedade > Livros > Livros em Português > Plano Nacional de Leitura > Maiores de 18 anos > Cultura e Sociedade
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