Comer à Moda dos Açores
Rúben Pacheco Correia nasceu numa família na qual os assuntos importantes são tratados à mesa. A mãe é cozinheira e ensinou-o a gostar de comer, a apreciar o que é bom e a distingui-lo do que é menos bom. Também a avó paterna é chefe de cozinha e uma grande pasteleira. Com a avó materna, que cozinha com aquilo que a terra e o mar dão, aprendeu o valor da comida que nos liga ao passado e a ela deve a paixão pela gastronomia açoriana.
Na memória do autor, a avó prepara o peixe, antes de o passar por farinha e fritar. Sente-se o cheiro dos chicharros fritos, com o molho de vilão que ela faz de forma exemplar, acompanhado pelo bolo da sertã quentinho, feito mesmo ali, com mãos treinadas ao longo de décadas, na sertã de barro antiga, ainda herdada da sua bisavó.
Porque acredita que somos aquilo que comemos e que a gastronomia é a melhor forma de nos identificarmos enquanto povo, este livro de Rúben Pacheco Correia é muito mais do que um livro de receitas - é uma verdadeira carta de amor aos Açores e à sua cultura.