2024-09-10

«Aprender a Ser»: As competências essenciais para jovens mais capazes e felizes

«Aprender a Ser»: As competências essenciais para jovens mais capazes e felizes

Partilhar:

A Contraponto publica, a 19 de setembro, Aprender a Ser, o primeiro livro de Inês Sottomayor, formadora com certificação internacional e fundadora da Associação Portuguesa de Coaching Infantojuvenil.

 

Numa abordagem próxima, e através de vários exercícios práticos, para se fazer individualmente ou em família, em Aprender a Ser, a autora, que já acompanhou centenas de crianças e famílias, mostra não só como potenciar as competências dos jovens mas também como trabalhar e melhorar as dinâmicas familiares.

 

Apesar de as crianças e jovens de hoje dominarem as tecnologias, lerem fluentemente em inglês e serem excelentes nas atividades extracurriculares, muitos enfrentam dificuldades em áreas fundamentais como a comunicação, a resolução de problemas, a autoestima, a criatividade e o trabalho em equipa. Estas competências emocionais e sociais, conhecidas como «human skills», são essenciais ao longo de toda a vida e não são só as crianças que precisam de as desenvolver. Neste Aprender a Ser, tal como refere a prefaciadora Helena Águeda Marujo, a autora «leva-nos a este balanço de educar para a intimidade e para a independência, para a beleza e para a resiliência, para a individualidade e para o coletivo, onde cabe sempre o aprender».