A Contraponto publica, a 19 de setembro, Posso Comer ou Faz-me Mal?, da autoria de Dario Bressanini, uma das principais vozes da ciência em Itália com mais de um milhão e meio de seguidores nas redes sociais. Um livro que, tal como refere Conceição Calhau, prefaciadora da obra e autora do Deixemo-nos de Tretas, «coloca a ciência no seu devido lugar (…) sempre com muito humor».
Com uma sólida base científica, em Posso Comer ou Faz-me Mal?, o químico Dario Bressanini deita por terra muitos mitos e receios relativos à alimentação para que todos nós sejamos capazes de resistir à desinformação e alarmismo difundidos pelo marketing da indústria alimentar e através das redes sociais.
Entre outras falsas noções, Dario Bressanini desmascara a ideia de haver açúcares dietéticos ou de o chocolate ajudar a emagrecer e a aumentar a inteligência, tal como sugerem «alguns estudos pouco fiáveis» que, como explica o químico, indicam que os países com maior consumo de chocolate são também aqueles com mais vencedores do Prémio Nobel.
Este livro, e principalmente o título, surge de algumas perguntas que o autor foi recebendo com frequência, baseadas em informações que circulam sem controlo e que muitas vezes se contradizem, entre elas «Beber água quente com limão pela manhã, é bom ou mau?», «Se comer presunto, vou ter cancro?» ou «Beber leite faz-me bem ou mal?». Tal como refere Conceição Calhau, prefaciadora da obra e autora do muito bem-sucedido Deixemo-nos de Tretas, «Hoje o ignorante já não é o que não tem acesso ao conhecimento, mas, e sobretudo, o que não consegue distinguir uma informação verdadeira de uma falsa».
Posso Comer ou Faz-me Mal? oferece aos leitores as ferramentas necessárias para que estes possam fazer escolhas alimentares informadas e saudáveis, evitando as armadilhas da indústria alimentar.