2023-03-09

Como o altruísmo pode trazer mais sentido às nossas vidas

A Contraponto publica a 23 de março «O Altruísmo não Existe», de Raul Manarte, psicólogo e uma das maiores referências do país em missões humanitárias.

Partilhar:

«Se achas que o altruísmo é só para os santinhos ou aspirantes a Madre Teresa de Calcutá, deixa-me dizer-te já duas coisas: primeiro, estás completamente enganado e, segundo, nem imaginas o que andas a perder. O altruísmo não só faz bem aos outros como também é muitíssimo benéfico para quem o pratica.» Quem o afirma é Raul Manarte, psicólogo especialista em crise e catástrofe e uma das maiores referências no país em ativismo e trabalho humanitário, de quem a Contraponto irá publicar a 23 de março o livro O Altruísmo não Existe.

Depois de várias missões humanitárias em países como Moçambique (Cabo Delgado), Grécia (Moria), Ucrânia e Sudão do Sul, Raul Manarte decidiu escrever este guia de ação para voluntariado, trabalho humanitário e ativismo, que ajudará a melhorar o modo como ajudamos os outros. Um livro que alia a investigação mais recente em psicologia à experiência de anos de intervenção em situações de catástrofe e que mostra como o altruísmo pode trazer mais sentido às nossas vidas. Inclui testemunhos de outros ativistas e trabalhadores humanitários, como Catarina Furtado, apresentadora e fundadora da associação Corações com Coroa, o repórter de guerra Paulo Moura ou ainda Miguel Duarte, cujo papel no resgate de migrantes no Mediterrâneo lhe valeu um processo do governo italiano.

A sessão de lançamento é no dia 23 de março, às 18h30, na FNAC Norteshopping, e contará com a apresentação da jornalista Vânia Correia, da RTP. Será inaugurada ainda uma exposição de fotografia intitulada Às Escuras, no âmbito das missões humanitárias realizadas por Raul Manarte.

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade. Tomei conhecimento e não desejo visualizar esta informação novamente.

OK