2023-03-09

Como o altruísmo pode trazer mais sentido às nossas vidas

A Contraponto publica a 23 de março «O Altruísmo não Existe», de Raul Manarte, psicólogo e uma das maiores referências do país em missões humanitárias.

Partilhar:

«Se achas que o altruísmo é só para os santinhos ou aspirantes a Madre Teresa de Calcutá, deixa-me dizer-te já duas coisas: primeiro, estás completamente enganado e, segundo, nem imaginas o que andas a perder. O altruísmo não só faz bem aos outros como também é muitíssimo benéfico para quem o pratica.» Quem o afirma é Raul Manarte, psicólogo especialista em crise e catástrofe e uma das maiores referências no país em ativismo e trabalho humanitário, de quem a Contraponto irá publicar a 23 de março o livro O Altruísmo não Existe.

Depois de várias missões humanitárias em países como Moçambique (Cabo Delgado), Grécia (Moria), Ucrânia e Sudão do Sul, Raul Manarte decidiu escrever este guia de ação para voluntariado, trabalho humanitário e ativismo, que ajudará a melhorar o modo como ajudamos os outros. Um livro que alia a investigação mais recente em psicologia à experiência de anos de intervenção em situações de catástrofe e que mostra como o altruísmo pode trazer mais sentido às nossas vidas. Inclui testemunhos de outros ativistas e trabalhadores humanitários, como Catarina Furtado, apresentadora e fundadora da associação Corações com Coroa, o repórter de guerra Paulo Moura ou ainda Miguel Duarte, cujo papel no resgate de migrantes no Mediterrâneo lhe valeu um processo do governo italiano.

A sessão de lançamento é no dia 23 de março, às 18h30, na FNAC Norteshopping, e contará com a apresentação da jornalista Vânia Correia, da RTP. Será inaugurada ainda uma exposição de fotografia intitulada Às Escuras, no âmbito das missões humanitárias realizadas por Raul Manarte.