A Contraponto publica, a 6 de maio, uma antologia de grandes frases de José Saramago. A organização é de Paulo Neves da Silva, criador do site Citador.pt, uma referência na partilha de citações, excertos de textos e poemas em língua portuguesa, e autor de outros livros de sucesso deste género. Citações e Pensamentos de José Saramago inclui 640 citações, enquadradas em 280 temas, e ainda 20 textos breves. O livro surge numa altura em que estão prestes a assinalar-se 11 anos sobre a morte do único escritor de língua portuguesa vencedor do Prémio Nobel de Literatura.
José Saramago nasceu em 1922, na aldeia de Azinhaga, no Ribatejo, e fez-se leitor na biblioteca pública do Palácio Galveias, em Lisboa. Em 1947, publicou o seu primeiro livro, Terra do Pecado, e, em 1953, terminou o romance Claraboia, publicado apenas após a sua morte. Foi editor, tradutor, crítico literário e jornalista. E, apesar de ter regressado à escrita em 1966, com Os Poemas Possíveis, só em 1976 se instalou no Lavre para documentar o seu projeto de escrever sobre os camponeses sem terra e fazer nascer o romance Levantado do Chão e o modo de narrar que passou a caracterizar a sua ficção e que hoje é conhecido em todo o mundo.
Até 2010, ano da sua morte, a 18 de junho, em Lanzarote, José Saramago construiu uma obra incontornável na literatura portuguesa e universal, com títulos como Memorial do Convento, O Ano da Morte de Ricardo Reis, A Jangada de Pedra, O Evangelho segundo Jesus Cristo, Ensaio sobre a Cegueira, ou A Viagem do Elefante. Recebeu o Prémio Camões em 1995 e, em 1998, tornou-se o único autor de língua portuguesa distinguido com o Prémio Nobel de Literatura.