A Contraponto Editores manifesta publicamente a mais profunda tristeza pela morte de Maria Teresa Horta, aos 87 anos, uma das personalidades mais influentes e inspiradoras do nosso tempo. Defensora incansável da liberdade e dos direitos das mulheres, numa altura em que assumir essa luta exigia uma determinação inabalável, Maria Teresa Horta deixa uma obra marcante que merece continuar a ser lida e admirada por várias gerações.
Em março de 2024, há menos de um ano, a Contraponto Editores publicou A Desobediente – Biografia de Maria Teresa Horta, escrita por Patrícia Reis e já na 6.ª edição, uma obra cujo sucesso demonstra o grande e justo interesse pela figura da poeta. A biógrafa considera que «a Maria Teresa é para sempre: na literatura, na poesia, no feminismo, no jornalismo». E destaca-a como «uma das mulheres mais importantes para a democracia, para uma ideia de liberdade partilhada entre homens e mulheres».
Recentemente, o reconhecimento do seu impacto ultrapassou fronteiras, tendo sido destacada, em dezembro de 2024, pela BBC, como uma das «100 mulheres mais influentes e inspiradoras de todo o mundo».
A morte de Maria Teresa Horta representa uma grande perda para a literatura portuguesa, mas também para o jornalismo, o feminismo e o ativismo político e social, causas a que a escritora e jornalista dedicou a sua vida com paixão e coragem.